O Avanço do Mar (Portugal)
No passado dia 15, fui correr pela praia do Furadouro. Comecei no Norte e fui até à praia de Maceda.
Não tomei banho no mar, pois o mesmo não tinha condições para o fazer. Quando iniciei a corrida, verifiquei o seguinte: o mar está a avançar de ano para ano cada vez mais. Quero referir que estou atento aos avanços do mar, pois como faço desporto e corro na praia em dias que a maré e o tempo me permitem, aí estou eu.
Quero chamar à atenção dos responsáveis para a destruição das dunas (que já são poucas) provocada pelo mar, e que não estará muito longe o dia em que o mar chegará à estrada da floresta.
Sei (pela comunicação social) que está disponível verba para a defesa da costa marítima. É preciso actuar com brevidade, pois o mais incauto cidadão não imagina como está a nossa costa.
Façam uma caminhada em pleno inverno/primavera pela praia e vejam a distância que separa o mar das dunas. A lixeira antiga de Maceda está a poucos metros de ser banhada pelo mar.
Senhores autarcas não é só o centro das praias que deve ser protegido. Sei que é mais visível e mediática essa zona do que as restantes. Mas o perigo ameaça e acontece quando menos esperamos. Agir, agir, já.
Viva as nossas praias do concelho: Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Furadouro e Torrão do Lameiro.
António Lúcio Moreira Marques
Fonte: www.ovarnews.pt
Comentários
Postar um comentário