Defesa Civil realiza estudos sobre desbarrancamentos em Calama (RO)
Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec), na segunda-feira (29), enviou uma equipe técnica composta por engenheiro e agentes para realizar novos levantamentos sobre as condições da encosta do distrito de Calama. Ainda em 2014, por ocasião da grande cheia do rio Madeira, o Município havia enviado ao Ministério da Integração Nacional (MIN) a solicitação de recursos, na ordem de trinta milhões de reais, para prover obras de contenção da encosta do distrito, à base de enrocamento com gabião.

O MIN, no entanto, solicitou novos projetos com novas soluções de engenharia, que pudessem baratear os custos. Em razão da nova cheia neste ano, os estudos foram adiados. Na terça-feira da semana passada, dia 23, ocorreu um desbarrancamento da encosta, repetido no dia posterior e novamente ontem (29). Os acontecimentos desencadearam ações de socorro por parte da Defesa Civil Municipal e, também, a retomada da solicitação de recursos por parte do MIN, a fim de que a obra de proteção seja efetivamente realizada.

Segundo Marcelo Santos, coordenador municipal de Defesa Civil, os agentes municipais estiveram no local logo após o primeiro desbarrancamento. “Interditamos a área e retiramos pessoas da proximidade com o local de risco. Quando ainda estávamos por lá, na madrugada do dia 24, acompanhamos o segundo desbarrancamento. Foi de fundamental importância nossa presença naquele momento. Mas hoje ocorreu outro, o que nos leva a crer que a situação esteja se agravando”, informou.
Comentários
Postar um comentário