Engorda da orla de Jaboatão é destaque em evento sobre clima (PE)
Os municípios localizados nas faixas litorâneas enfrentam sérios problemas devido ao avanço do mar. Em Jaboatão dos Guararapes, este problema foi muito reduzido graças à conclusão das obras de engorda da orla, no final de 2013. A gestão municipal serve de exemplo em relação a diversos outros municípios por ter conseguido realizar a maior obra de contenção do avanço do mar do País. Esta e outras ações realizadas pela Prefeitura estão sendo destaque no evento “Pernambuco no Clima”, que começou segunda (03/11) e segue até esta quarta-feira (05), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O encontro é promovido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas).
O evento reúne pesquisadores do setor público e privado, empresários e interessados no debate sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Entre os temas abordados este ano, estão o clima e a expansão da economia de baixo carbono. A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento do Jaboatão dos Guararapes participa com um estande, no qual está sendo exibido um vídeo sobre a engorda da orla. Há também banners explicativos e são proferidas palestras sobre ações desenvolvidas pela gestão, ligadas ao desenvolvimento sustentável. Nesta quarta (05/11), às 17h30, o prefeito Elias Gomes participa do encontro como um dos debatedores do painel “Clima e gerenciamento costeiro”.
“O evento é sobre clima e as obras de engorda da orla de Jaboatão interagem diretamente com os efeitos na zona costeira. A Prefeitura de Jaboatão foi a pioneira no sentido de tomar as providências em uma área que estava degradada, e isso tudo tem a ver com as mudanças climáticas. O projeto iniciou-se em 2009 e foi concluído em 2013. Antes a praia não existia e, com essa obra, o litoral ficou protegido das eventuais chegadas de ondas na praia. Além disso, há a preservação ecológica, já que as tartarugas estão voltando para desovar onde não havia mais praia”, explicou a assessora especial da Secretaria de Meio Ambiente para ações de recuperação e engorda da praia, Núbia Chaves.
“É muito importante divulgar ações realizadas pela gestão, sobretudo a questão da engorda da orla, que foi um programa pioneiro e modelo para toda a região”, destacou, por sua vez, a superintendente de Meio Ambiente, Sandra Ferraz.
Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Comentários
Postar um comentário