Começa engorda da praia no Janga, em Paulista (PE)

Depois de concluído o trecho de Pau Amarelo, cerca de 1,2 km da orla do Janga está sendo recuperado
Paulista dá início às obras de engorda da Praia do Janga, no Litoral Norte | Foto: Guga Matos/JC Imagem
 
 

 
Após finalizar as obras de contenção do mar em trecho de meio quilômetro em Pau Amarelo, o município de Paulista, no Grande Recife, deu largada na manhã desta segunda (2) à engorda no Janga, que tem ao todo 4 quilômetros de costa.

Castigada ao longo dos anos pelo avanço das águas, a praia será recuperada em cinco pontos considerados críticos. O investimento total é de quase R$ 14 milhões, com verbas provenientes do Ministério da Integração Nacional, e compreende uma faixa de 1,2 quilômetro. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Júnior Matuto.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Barros, explicou que será utilizada a técnica denominada bagwall, construção que atua como dissipadora de energia de ondas.

Segundo ele, a estrutura consiste em uma escadaria, que terá em média cinco degraus expostos e outros cinco internos. “A onda bate, sobe e cria um movimento reativo que corta a onda que está vindo”, declarou, acrescentando que a experiência já foi utilizada em Alagoas e no Ceará.
 
Leia mais na edição desta terça do Jornal do Commercio

Comentários

Mais visitados