Baía da Traição: cenário de destruição com o avanço do mar (PB)
“Há 20 anos a cidade era só uma vila de pescadores. Hoje vive uma situação de calamidade,” diz morador
Baía da Traição é uma cidade localizada no litoral norte da Paraíba, a 77 km da capital João Pessoa. O cenário de destruição por toda orla vem preocupando os moradores há anos e até agora nada se fez para que se protegesse a população.
O que se faz urgente são ações dos governos municipal, estadual e federal para que ampare as casas e seus moradores contra a invasão do mar. No entanto, a natureza também cobra seus espaços. Um levantamento feito em 2009 pela prefeitura de Baia de Traição aponta que 66 casas já haviam sido destruídas por conta do avanço do mar.
Passeando pela orla, o repórter Rony Vieira constatou e documentou as destruições causadas pelas fortes ondas do mar. Uma destruição sequenciada de casas, onde ainda quem vive na área litorânea ficam procurando meios de manter suas casas de pé. De acordo com relatos de moradores antigos, o mar de Baía da Traição era antigamente em torno de 100 metros de distância do que é hoje. Porém, o mar está invadindo o município aos poucos.
Em 2010, o governo do estado já havia decretado, por meio do Diário Oficial do Estado, situação de emergência no município em virtude do avanço súbito e imprevisível do mar rumo à orla da cidade. O decreto diz que o “processo de erosão marinha vem ameaçando bens e equipamentos da cidade e colocando em risco a vida de moradores e turistas”.
Segundo moradores, “há 20 anos a cidade era só uma vila de pescadores. Hoje vive uma situação de emergência e de calamidade.”
Segundo moradores, “há 20 anos a cidade era só uma vila de pescadores. Hoje vive uma situação de emergência e de calamidade.”
Fonte: www.rvnoticias.com
Comentários
Postar um comentário