Bagwall: uma alternativa eficaz para controle da erosão costeira


A praia é o grande dissipador de energia das ondas do mar. Essa é a idéia concebida no projeto do barra mar Bagwall, construir uma obra de engenharia rígida que contenha o avanço do mar ao longo da linha de costa, para dissipar a energia das ondas, sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes, e sem interferir na dinâmica do movimento do mar.

O uso do dissipador de energia Bagwall no litoral nordestino brasileiro, tem se mostrado eficaz para solucionar problemas de erosão costeira, protegendo as dunas e as falésias, recuperando a área erodida promovendo a engorda natural da areia na praia. 


Figura 1 - Praia da Croa - AL área degradada antes do Bagwall - dezembro 2011.

Figura 2 - Praia da Croa - AL - àrea recuperada após a construção do Bagwall - Junho de 2012.

Figura 3 - Praia do Icaraí - CE - Área degradada antes do Bagwall - Agosto de 2010.

Figura 4 - Praia do Icaraí -CE - Área recuperada após a construção do Bagwall - Novembro de 2010.
A tecnologia de execução do Bagwall consiste na utilização de formas geotêxteis preenchidas com concreto ou argamassa bombeado. A utilização de formas geotêxteis é de fundamental importância para garantir a rapidez dos serviços e garantir a resistência do concreto dentro d’água, durante a execução dos trabalhos.

O dissipador de energia Bagwall apresenta as seguintes vantagens:

Durabilidade da obra

O uso de enchimento de formas geotêxteis com concreto para proteção costeira é uma tecnologia utilizada há mais de 50 anos nos EUA, são os denominados Seawall’s, e tem uma vida útil media de 30 anos sem necessidade de manutenção.

Impacto Ambiental

O uso do dissipador de energia do tipo barra mar Bagwall tem um baixo impacto ambiental, esteticamente o dissipador se harmoniza com o ambiente urbanizado com bom efeito visual, contém o avanço do mar, facilita o acesso dos banhistas à praia recreativa, recuperando a praia natural sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes.

Disponibilidade do Material

O material construtivo utilizado é de fácil obtenção, pois o enchimento das formas geotêxteis é feito com micro-concreto.

Custo de Manutenção

O custo de manutenção é relativamente baixo, eventualmente a cada 10 anos.

Nas praias onde os dissipadores de energia Bagwall foram instalados, eles funcionam como um sistema essencialmente evolutivo. Essa evolução requer que o sistema esteja sujeito a mudanças, isto é, ele é capaz de apresentar uma instabilidade que lhe permite sofrer mudanças, mas apresenta capacidade de absorver impactos externos, sem comprometer o processo de auto-organização do sistema, no caso a praia.

Os resultados positivos obtidos nos últimos nove anos no litoral do Nordeste do Brasil, onde foram construídos cinco dissipadores de energia Bagwall para controle da erosão costeira, em condições geológicas, geográficas, morfológicas e hidro- dinâmicas completamente distintas, indicam coincidências constantes que devem ser repetidas em outras praias com processos erosivos.

Figura 5 - Praia do Icaraí - CE - Depreciação imobiliária antes do Bagwall - Agosto de 2010.

Figura 6 - Praia do Icaraí - CE - Valorização imobiliária após a construção do Bagwall - Março de 2013.
A utilização do dissipador de energia Bagwall, uma obra aderente e longitudinal a linha de costa, é uma alternativa para resolver os problemas já existentes nas áreas urbanas, uma vez que urge solucioná-las, protegendo a propriedade agredida pela erosão marinha, recuperando o perfil praial com a engorda natural da praia, garantindo o acesso da população à praia natural recreativa, e otimizando o custo/beneficio através do binômio durabilidade/baixo custo de manutenção. 

Fonte: Revista Bem Público - 43

Comentários