Itapoá conheceu solução para o problema da erosão marinha

Especialista veio de Alagoas mostrar as experiências que deram certo no Nordeste
Um público de aproximadamente 200 pessoas assistiu na noite desta quinta-feira, no Hotel Pérola, o engenheiro Marco Lyra apresentar o dissipador de energia Bagwall – que pode solucionar definitivamente o problema da erosão urbana em Itapoá.
O evento, realizado pela GAZETA e com apoio do Porto de Itapoá, contou com a presença de seu diretor superintendente, Patricio Junior, e foi prestigiado por representantes de toda a nossa sociedade organizada. O prefeito de Itapoá, como era previsto, não compareceu, mas foi representado pelo vice Mário da Maycon e pelo secretário de Planejamento, Rafael Vida. Na mesa diretora, ainda, o presidente do Legislativo, Daniel Silvano Weber, o vereador Valdeci Construtor, uma das primeiras pessoas a levantar a questão da erosão em 2009, e o ambientalista Davi Gongora, representando o Concidade.
A apresentação de Lyra representou muito bem os anseios de nossa população que precisa de uma solução urgente para o problema da erosão da praia, que a cada dia se aprofunda mais. O bagwall é um dissipador de energia que, uma vez instalado, freia definitivamente a erosão e passa a restaurar as áreas destruídas através da captação da areia que fica depositada através da energia das ondas. Uma vez instalado, o bagwall não tem praticamente custo de manutenção. Este exemplo, , pode servir como solução para toda a orla catarinense.
A população de Itapoá, após a palestra, debateu com o engenheiro as vantagens da instalação. Marco Lyra tirou dúvidas dos presentes e se comprometeu a realizar o estudo para a implantação do projeto nos pontos emergenciais de nossa cidade. “Lamentamos a ausência no evento dos representantes dos órgãos ambientais, mas entendemos que o temporal que atingiu Joinville há poucos minutos da nossa apresentação foi o motivo da ausência. De qualquer forma, estamos abertos para discutir com todos os atores a implantação do sistema, que já salvou e reconstituiu várias praias no litoral norte brasileiro”, concluiu Lyra.









Fonte: Gazeta de Itapoá | Fotos: Maryna Baptista

Comentários

Mais visitados