Como se formam as restingas


As formações litorâneas

A costa brasileira é formada por longas planícies sedimentares arenosas, resultante das variações no nível dos oceanos. Os movimentos de avanço e recuo das águas do mar com relação ao continente, essas planícies estabeleceram-se como uma sucessão de cordões litorâneos arenosos. Essas trangressões e regressões marinhas ocorreram na época Holocena, cerca de sete e dois mil anos atrás. Após a deposição da areia pelo mar, as tempestades, as correntes litorâneas e os eventos, principalmente, passaram a modelar um relevo complexo e diversificado. Esta topografia acabou assumindo diferentes formas, como a das altas barreiras que bloqueiam a foz dos rios ou separam lagunas do mar, das dunas móveis de altura variável ou das planícies de cordões arenosos com relevo pouco acidentado.

Os grãos de areia são originados a partir da degradação das rochas expostas ou que estão próximas à superfície terrestre. Por mais compactas e rígidas que pareçam ser, as rochas sofrem a ação constante de processo como o embate do mar, das ondas, das correntes dos rios, das chuvas, variações sucessivas de temperatura e dos ácidos orgânicos produzidos pelos liquens. Este conjunto de processos naturais vai aos poucos desintegrando as rochas e liberando os minerais que as constituem. São os minerais mais resistentes que, ao se depositarem em grande quantidade, formam as praias. Na Ilha, o mineral mais encontrado é o quartzo, que dá a cor clara, característica das praias. Outro mineral também encontrado, porém menos comum, é a biotita, que chega a formar manchas ou camadas escuras em algumas praias como no Pântano do Sul.

Os grãos de areia são constantemente carregados pelo vento e depositados onde aparecem obstáculos como os que constituem as plantas. Desta maneira se formam dunas embrionárias que posteriormente se unem para formar cordões de dunas. As plantas incrementam sua cobertura e fixam a areia cada vez mais. Desta forma, esses depósitos arenoso são cobertos por comunidades vegetais características e também muito diversas, que podem se estabelecer como campos ralos de gramíneas, moitas de arbustos intercaladas de clareiras, matas fechadas ou brejos com densa vegetação aquática.
 
Fonte:  http://correiodobrasil.com.br

Comentários

Mais visitados