Mar avança sobre um dos maiores 'points' de Florianópolis.

Com chuvas e ressaca, paredões de areia com mais de 2 m de altura se formaram em alguns pontos da praia do Campeche, em Florianópolis (SC). Um pequeno .... Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra
Paredões de areia com mais de 2 m de altura se formaram em alguns pontos da praia do Campeche
Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra

O avanço do mar causou danos em um dos maiores "points" do verão em Florianópolis (SC). A chuva e a ressaca dos últimos dias mudaram o cenário no badalado ponto do Riozinho, localizado na praia do Campeche.
O que mais chama a atenção de moradores e curiosos são paredões de areia com mais de 2 m de altura que se formaram em alguns pontos da praia. Um pequeno rio, que passa pela praia, cresceu devido ao volume de água e contribuiu para "escavar" praticamente toda a orla.
Florianópolis registrou na terça-feira o recorde de chuva em um só dia desde 2005. Além disso, uma forte ressaca se formou na costa e trouxe ondas de até quatro metros.
O cenário no "Riozinho" não chega a ser de tanta destruição quanto o verificado em 2010 na praia da Armação, também localizada na região sul da capital catarinense. Entretanto, a erosão marítima chegou a descobrir um poste que estava enterrado na entrada da praia, destruiu uma quadra de vôlei e uma pequena casa de madeira e deixou à mostra tubulações de esgoto.
Em um dos principais acessos à praia, o avanço do mar formou um barranco de quase dois metros de altura. O novo cenário surpreende e até mesmo moradores. "Realmente não se parece com a mesma praia de alguns meses atrás", disse o morador Domingos Luiz Chagas, 45 anos. "A natureza é muito forte. Rapidinho ela mudou tudo. O problema é que parece que a cada ano o mar toma mais areia."
Em 2010, Florianópolis chegou a decretar estado de emergência devido ao avanço do mar em praias como Barra da Lagoa e Armação do Pântano do Sul. Um muro de pedras de dois metros de altura foi construído para conter as ondas.
Na própria praia do Campeche, em pontos localizados a cerca de dois quilômetros da nova erosão, algumas casas chegaram a ser destruídas parcialmente pelo mar no ano passado.
Mais Fotos: 
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5296537-EI8139,00-Mar+avanca+e+causa+danos+em+um+dos+maiores+points+de+Florianopolis.html#tphotos


FABRÍCIO ESCANDIUZZI

 Florianópolis

Comentários

Mais visitados