Transporte de areia da engorda nas praias de Jaboatão começará até o final abril (PE)

Engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes deve durar até setembro. (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press
)
Engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes deve durar até setembro.
Iniciada no ínicio de fevereiro, a obra de engorda da orla de Jaboatão dos Guararapes deverá, até o final de abril, iniciar o transporte da areia que irá compor trechos dque serão recuperados.Um milhão de metros cúbicos de areia será movimentado para que a orla ganhe cerca de 40 metros de faixa, em um trecho de 5,8 quilômetros, que vai de Barra de Jangada até Piedade. A previsão é que a obra seja concluída até setembro.

A areia será retirada de uma jazida, a 14 km do município, em mar aberto, nas imediações da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho. Para o transporte será utilizada uma draga maior, com a capacidade de transportar seis mil metros cúbicos de areia por viagem, o que equivale a 500 caçambas de areia. O navio fará quatro viagens por dia, duas diurnas e duas noturnas.

Para o transporte da areia da draga até a costa, está sendo confeccionado um tubo de 1,5 quilômetros O processo de fabricação é realizado em um novo canteiro, instalado nas imediações da Igrejinha, em Piedade.

Segundo Roberto Rocha, engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra, a expectativa é que a draga chegue ainda esta semana ao Porto de Suape, lá ela passará pelos processos de inspeção da Agência de Meio Ambiente do Estado, CPRH, Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal. “Esse é um processo padrão tendo em vista que o navio que traz a draga é de outro país. Ele deve durar 15 dias. Assim que for liberada, a draga iniciará osserviços”, explicou.
 
Fonte: DP

Comentários