Recuperação da Praia do Icaraí: um sonho real

Icaraí beach restoration: a real dream

Em meados de 2010, o cenário na praia do Icaraí era de destruição com a população apreensiva e desmotivada com o forte processo erosivo na praia, o comércio local chegou a fechar mais de duzentos estabelecimentos, a depreciação imobiliária dos imóveis na área aterrorizava os moradores, os turistas se afastavam procurando outros destinos, os campeonatos de surf deixaram de ocorrer por conta das pedras dos enrocamentos jogados na praia que encolhia a olho nu, o mar avançou e destruiu parte do asfalto da Avenida Litorânea.

Este era o cenário de destruição em 2010 escombros por toda praia.

Pedras e destroços de construção ocupavam a praia.

No final de agosto de 2010, a atual administração do Município de Caucaia tomou a decisão de utilizar uma nova solução de engenharia para proteção costeira, valendo-se da construção do Barra Mar Dissipador de Energia Bagwall com o objetivo de controlar o processo erosivo no local e recuperar a praia natural recreativa.

 Em alguns trechos a praia se recuperou e praticamente não se percebe a existencia do Bagwall.

Após a construção do Bagwall o mar trouxe de volta a areia

No ultimo dia nove, ocorreu uma ressaca de amplitude máxima de maré de 3,00 metros, como o Bagwall promoveu a recuperação da praia natural recreativa, banhistas e turistas aproveitaram a ocasião para admirar e fotografar as belezas cênicas da praia do Icaraí.

Banhistas e turistas voltaram a frequentar a praia.

Com a recuperação da praia a população voltou utilizá-la para o lazer.

Quem viu a praia do Icaraí antes da implantação do Bagwall, e vê como está o Icaraí hoje, fica admirado com a transformação ocorrida, é como um sonho que se tornou realidade. A recuperação da praia do Icaraí é um sonho real.

Admirados com a beleza cênica do Icaraí tusitas fotografam a paisagem.

Foto 8 - Garoto brinca com traquilidade na praia que está sob ressaca com ondas de 3 metros na rebentação.

Comentários

Daiane Andrade disse…
Estou prestes a comprar um apartamento no Icaraí, para morar, será que vou me arrepender? Acho que não. Que continuem a cuidar de lá. A população agradece. =D
Unknown disse…
Este texto é verdadeira apologia do método. Não nos seria possivel conhecer prós e contras? Gostaria de sugerir a utilização do método em trechos do litoral potiguar e receio que tão logo o faça terceiros apresentem uma tonelada de contra-indicações que eu, leigo, não poderia enfrentar.
Este é o único metodo que conheço de controle de erosão costeira que inverte o processo erosivo, isto é, após a construção do Bagwall, no local onde havia a erosão passa a ter a engorda natural com tendência ao equilíbrio do perfil de praia.
Anônimo disse…
Querido Marcos Lyra estou escrevendo um pre projeto sobre os IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA PRAIA DO ICARAÍ: REFLEXÕES SOBRE O AVANÇO DO MAR e gostaria de saber se você tem algum material interessante para minha pesquisa que sera de análise documental e de campo. Por que mesmo com a criação do muro de contenção, mais uma vez o avanço do mar, torna-se um problema real que vem ocorrendo em nossa praia do Icaraí - Caucaia/Ce

Mais visitados